← Back to portfolio

| ações e pesquisas |


| encontro de branquitude crítica|

Articulamos, em 2019, uma roda de conversa-oficina sobre Branquitude Crítica na Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”, autogerida pelo coletivo Ativismo ABC. A Casa possui uma biblioteca comunitária, estante de dádivas e horta, onde seguem os princípios da permacultura e agrofloresta.

casa da lagartixa preta

(registros em breve)

#pratodosverem  imagem de uma datilografia em tecido com o seguinte trecho de texto :  inaugurando os encontros do grupo de crítica à branquitude mediada pelo coletivo filomena- o racismo não é algo natural, nem universal mas sim uma construção histórica da colonização européia do mundo. o racismo inventa distinções sociais baseada no fenótipo (cujos fundamentos racistas biológicos já foram derrubados há muito tempo pela antropologia, biologia, genética etc) que colocam as pessoas de pele branca - isto é, predominantemente de origem histórica européia em situação de privilégio e dominação.  fim da descrição.


| ação e exposição de encerramento + lançamento da publicação do projeto contra.ponto |

o filomena em parceria com o /selotremeterra junto com leandro castrum, ficou responsável pela edição do livro que registra as ações do projeto contra.ponto com as fotografias de caroline flores, distribuído gratuitamente n'a casa tombada.

o evento contou também com a exposição dos bordados confeccionados coletivamente com a ponto e linha durante todo o projeto.


fotos de caroline flores

#pratodosverem #pracegover Interior de uma casa, com destaque para uma janela quadriculada, onde uma tira longa de tecido com pequenos bordados é pendurada. Ao lado esquerdo há uma luminária e uma porta semi-aberta.





#pratodosverem #pracegover Interior de uma casa, com destaque para pessoas que compartilham um mesmo tecido e bordam juntas sob uma mesa . As mesmas pessoas estão localizadas a esquerda da imagem, uma das pessoas em destaque, borda um coração todo preenchido de linhas vermelhas. Fim da descrição.




#pratodosverem #pracegover Interior de uma casa, o angulo da foto é bem rente ao chão, em destaque de duas janelas quadriculadas brancas, caem penduradas, duas tiras de tecidos com detalhes de palavras bordadas. Fim da descrição.

#pratodosverem #pracegover Interior de uma casa,a imagem registra uma foto exposta de duas mãos à bordar sob um bastidor. A parede é branca e ao lado inferior esquerdo da imagem é possível, mas com pouca nítidez observar a etiqueta com informações sobre a foto. Fim da descrição.






#pratodosverem #pracegover Interior de uma casa, à meia luz, a direita da imagem há uma janela branca quadriculada com uma tira longa de tecido branca com pequena palavras bordadas, ao fundo uma prateleira de madeira iluminada com pequenas luzes, ela contem muitos livros, a sua frente há uma mesa de madeira. Fim da descrição.



#pratodosverem #pracegover Interior de uma casa, à meia luz, há uma mesa de madeira, com livros em formato de sanfona e envelopes de tecidos, pintados e carimbados com o logo do contra.ponto. Ao fundo uma prateleira de madeira cheia de livros iluminadas. Fim da descrição.

agradecemos em especial a todos os coletivos e grupos que nos acolheram nessa jornada conjunta: grupo de encontro xiang gong lien ch’i e à equipe centro cultural da penha; aos arteferia perus, fios da trama; à todo o grupo do vocacional CEU perus coordenado por waldiael braz; à ETEC de artes do parque da juventude e a casa tombada.

| exposição : 1 ano de ponto e linha e casa tombada |

exposição com registros da trajetória de um ano da ação ponto e linha, realizada dentro da comemoração de um ano d' a casa tombada para sentir, refletir e partilhar as possíveis potencialidades dos encontros e de um´a casa como lugar de arte, cultura e educação.

23 de Julho de 2016



fotos de caroline flores

#pracegover #pratodosverem Imagem com foco em uma sombra de perfil de traços fortes e cabelo curto encaracolado, a sombra é mesclada por uma projeção de galhos de árvore sobre um tecido na parede com bordados, agulhas e linhas pendurados.fim da descrição da imagem 01.

#pracegover #pratodosverem Imagem com foco em bordados de fios soltos, na imagem o angulo segue de baixo para cima, o tecido dos bordados recebe a textura de uma projeção de galhos de árvores e janelas. Fim da descrição da imagem 02.





#pracegover #pratodosverem Imagem com foco em pessoas de pé bordando com fios coloridos em um tecido pendurado na parede com projeções de uma árvore e casa. O angulo da imagem é lateral e tem como destaque mãos que bordam. Fim da descrição da imagem 03




#pracegover #pratodosverem imagem ampla, mostra o canto de uma casa, as paredes são brancas, á direita há uma janela fechada de madeira pintada de branco, abaixo dela uma mesa pequena com tecidos cortados em formato de A5 (quadrado) com pequenos bordados, na parede á esquerda temos um tecido de aproximadamente 2metros por 2metros com bordados coloridos, e um pequeno recorte vazado em formato de quadrado na parte inferior esquerda do tecido. Fim da descrição da ultima imagem.





Close